03 Erros que Noivas cometem ao contratar Fotógrafo de Casamento

Olá tudo bem? Que bom te ver por aqui!!

Sei que as dúvidas sobre quem contratar para fazer as suas fotos de casamento são muitas e eu espero poder te ajudar com esta questão, pois sei que é difícil escolher entre tantos profissionais que existem no mercado. Muitos estão iniciando, outros se destacam com alguns trabalhos mas ainda são novos e não tem muita experiência, os mais famosos costumam ser caros e tem também aqueles que estão consolidados mas não tem um nome muito conhecido, sendo assim como não ter dúvida?

Já imaginou se você contrata o fotógrafo e por alguma razão suas fotos não fiquem como você desejou e você não tenha nem vontade de ver ou de mostrar elas para seus amigos? Ou ainda se o fotógrafo não tomou o cuidado de guardar suas fotos e por algum motivo perde elas, isso é mais comum do que você pode imaginar... E sem contar que a única memória que vai ficar para sempre deste dia são as suas fotografias, por mais que nossa saúde mental seja muito boa, com o passar do tempo precisamos rever as fotografias para nos lembrarmos dos detalhes que aos poucos vão se apagando de nossa mente…

Por isso, estou aqui escrevendo este artigo com a intenção de te ajudar, vou pontuar alguns erros que são bem comuns de acontecerem e acabam, que depois, o preço pago é alto e não tem como voltar atrás, pois o casamento é um momento único e muito especial na vida do casal, esses erros podem ser evitados se forem tomadas algumas precauções bem simples e podem evitar uma dor de cabeça incrível.

01. Evite contratar pacotes de serviços

É muito comum acontecer, que em alguns lugares como casas de festa, cerimonialistas ou wedding planners e outros, ofertarem aos noivos um pacote de serviços, por ex: locação do espaço de festa + cerimonial + buffet + decoração + dj + fotografia + vídeo... e não há nada de errado com isso, mas tome este cuidado, uma coisa é você receber uma indicação e outra é contratar tudo em um único local. FUJA DISSO!!!


Na grande maioria das vezes você estará contratando a equipe, ou seja o time B de um determinado estúdio fotográfico, que na prática é a contratação de última hora de um fotógrafo com a agenda livre naquela data ou seja você vai receber o que sobrou e ainda está disponível. Esta equipe não estará preparada para dar a vocês um trabalho com excelência.

02. Conheça seu Fotógrafo

Acredite, muitas noivas acabam contratando apenas pela indicação de cerimonialista ou de amigas próximas, que com certeza são opiniões importantes, mas não devem ser seguidas sem antes tentar conhecer melhor este profissional.


Certamente seu gosto é diferente, busque suas próprias referências de fotografia de casamento e contrate aquele que mais te agrada e com o qual vocês, o casal, tenha tido uma maior conexão. Não terceirize esta decisão.


Existem diferentes estilos de fotografia vou citar os dois principais que são o Fotojornalismo e o Clássico ou Tradicional e você precisa estar certa do que quer, pois será muito difícil o fotógrafo mudar seu estilo para te agradar, ele pode tentar, mas provavelmente não consiga já que seu estilo faz parte de quem ele é.

Fotojornalismo é o estilo de fotografia mais espontânea, em uma característica de deixar as coisas acontecerem sem nada ou pouquíssima interferência, a história será contada como ela está acontecendo, você não vai ficar tempo todo em função de fazer fotos e sim vai poder aproveitar a festa e dar mais atenção aos seu convidados, mas ainda assim vocês terão as fotos de convidados e familiares. Eu particularmente amo este estilo de fotografia.


Clássico ou Tradicional é um estilo mais conservador acaba que os noivos ficam mais tempo e função de fotos e também há bastante interferência, (para, olha, faz pose e assim por diante) se você tem preferência por este estilo, que é bastante parecido com as fotos de seus pais, busque um profissional com este estilo que irá fazer fotos mais pousadas e elaboradas, que é um estilo mais clássico e que ainda é muito procurado nos dias de hoje.


Marque sempre um encontro ou uma conversa para que você possa conhecer ele pessoalmente e tirar todas as suas dúvidas e se não for possível ter este encontro pessoalmente, faça online, assim vocês já conseguem saber mais sobre ele. 

03. Não Escolha com Base no Preço

Eu sei que o preço geralmente conta muito na hora de fechar com seu fotógrafo, mas não leve apenas o preço em consideração e sim se os serviços ofertados são de qualidade e inspiram confiança e essa é a hora em que você leva em consideração as indicações de amigos.


Observe também quais são os produtos ou os serviços que estão inclusos nos pacotes, o tempo que ele fica a disposição de vocês, se a cobertura do grande dia é do começo ao fim...


Outro fator importante é saber se é o fotógrafo mesmo que vai fotografar seu evento ou se irá uma equipe.


E não esqueça de certificar o que vocês irão receber na entrega do serviço e não esqueçam coloquem tudo em contrato...

Eu sou o Sidnei Schirmer fotógrafo especializado em fotografia de casamentos e ensaios fotográficos, sou apaixonado pelo que faço e me alegro muito em poder contar histórias.


Nasci no interior do estado do RS e atualmente moro na região metropolitana de Porto Alegre, fotografo casamentos desde 2006 isso já fazem uns 15 anos mais ou menos e não me canso de contar novas histórias...


Se você gostou e eu pude te ajudar já valeu a pena ter escrito este artigo.

Se você quiser me conhecer e receber uma oferta para eu fotografar seu casamento ou seu ensaio fotográfico preencha os dados abaixo que eu entrarei em contato

Visite o nosso site e conheça um pouco mais sobre nossa história!!!

Direito reservados a Schirmer fotografia CNPJ 11.489.087/0001-29